Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Declarações dos Chefes de Estado encerraram 15.º Encontro do Grupo de Arraiolos

No final do 15.º Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, realizado na Grécia, decorreu uma Conferência de Imprensa conjunta, na qual os Chefes de Estado presentes efetuaram uma declaração, tendo depois o Presidente da República prestado declarações aos jornalistas portugueses.

Antes realizou-se a segunda Sessão de Trabalho, que decorreu sob o tema “Tackling together modern challenges to the security of EU and its Member States” (Enfrentar em conjunto os atuais desafios de segurança à União Europeia e dos seus Estados Membros), na qual o Presidente da República usou da palavra.

Nesta Sessão de Trabalho, participaram, além do Presidente da República e do anfitrião, o Presidente da República Helénica, Prokópios Pavlópoulos, os Presidentes Rumen Radev (Bulgária), Kolinda Grabar-Kitarović (Croácia), Kersti Kaljulaid (Estónia), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), János Áder (Hungria), Michael D. Higgins (Irlanda), Sergio Mattarella (Itália), Egils Levits (Letónia), George Vella (Malta), Andrzej Duda (Polónia) e Borut Pahor (Eslovénia).

No final da Conferência de Imprensa conjunta foi divulgada a “Declaração de Atenas”, adotada pelos Chefes de Estado participantes, que pode ser consultada aqui (PDF com 67KB).

Mais tarde, no Palácio Presidencial em Atenas, os Chefes de Estado participaram no Jantar oficial oferecido pelo Presidente da República Helénica e Senhora.