Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Reunião do Conselho de Estado discutiu CPLP com participação do Presidente cabo-verdiano

O Presidente da República presidiu, no Palácio de Belém, à reunião do Conselho de Estado, que decorreu sob o tema “perspetivas estratégicas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, reunião na qual esteve presente, como convidado e na qualidade de Presidente da Conferência de Chefes de Estado e do Governo da CPLP, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:

“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 31 de janeiro de 2020, no Palácio de Belém, analisou as perspetivas estratégicas e os desafios que se colocam à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O Presidente da República convidou o Presidente da República de Cabo Verde, Prof Doutor Jorge Carlos de Almeida Fonseca, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência de Chefes e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para apresentar ao Conselho de Estado uma exposição introdutória sobre as perspetivas estratégicas da CPLP. Após a exposição seguiram-se as intervenções dos Senhores Conselheiros de Estado.

Neste âmbito, o Conselho de Estado salientou a importância do tema, tendo realçado o valor de uma abordagem multilateral para enfrentar os enormes desafios que se colocam à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O reforço dessa abordagem será essencial para a afirmação de um espaço unido não apenas pela língua comum, mas também pela promoção da paz e da segurança, a defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, através do diálogo entre iguais, no respeito pela diversidade dos valores culturais, num quadro de promoção da cidadania da CPLP, da prosperidade partilhada, da justiça social e da solidariedade. Sempre a pensar nas pessoas, na sua mobilidade na sua vivência quotidiana do espírito da Comunidade. Em clima de pluralismo, tolerância e respeito da diferença.

Palácio de Belém, 31 de janeiro de 2020”

Relacionados