Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Eurico Lemos Pires

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte de Eurico Lemos Pires e envia as mais sentidas condolências à família e aos amigos.

Deputado à Assembleia da República, entre 1985 e 1987, e relator da Lei de Bases do Sistema Educativo em 1986, Eurico Lemos Pires teve uma destacada e reconhecida participação na construção do referido diploma, que alteraria a estrutura do sistema educativo, ampliando a escolaridade obrigatória de seis para nove anos.

Professor da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Porto, investigador em sociologia da educação e um dos mais brilhantes e desafiantes pensadores sobre as questões educativas, Eurico Lemos Pires deixa uma incontornável obra no ensino da educação e da sociologia da educação.

“Lei de Bases do Sistema Educativo”, “As escolas básicas integradas”, “A construção social da educação escolar” (em coautoria), “Nos meandros do labirinto escolar” e “Da inquietação à quietude” são textos de enorme atualidade na discussão dos principais problemas colocados ao sistema educativo: a escolaridade obrigatória e a elevação dos níveis de qualificação da população portuguesa; o insucesso e o abandono escolares; a igualdade de oportunidades na educação.

Eurico Lemos Pires escreveu ainda um romance: “Sant’Ana do Mar. Onde a cidadania é obrigatória”. Sobre o livro escrito numa fase adiantada da vida, Valter Hugo Mãe afirmou: “Gosto imediatamente da ideia de alguém, depois dos oitenta anos de idade, escrever o seu primeiro romance, e gosto que aconteça para corresponder a uma espécie de apelo, ou prova de sapiência maior, para a construção de uma sociedade melhor, mais justa.”