Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Fernando Belo

Apresento as minhas condolências à família do filósofo Fernando Belo.

Licenciado em Engenharia Civil e em Teologia, foi professor do Liceu Camões, padre e capelão militar, sem abandonar o trabalho intelectual nem o empenhamento ideológico, manifesto na sua tese, apresentada em Paris, Lécture matérialiste de l'évangile de Marc.

Tendo abandonado o sacerdócio, dedicou-se ao ensino e ao ensaísmo. Foi durante trinta anos professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e os seus estudos, transdisciplinares e estimulantes, versavam áreas como a filosofia da linguagem e a filosofia das ciências, sendo patente a influência de pensadores contemporâneos exigentes como Heidegger, Derrida e os estruturalistas franceses.

Interessado também em temas ecológicos e europeus, que motivaram frequentes intervenções públicas, Fernando Belo foi um exemplo de pensamento em ação, inquieto e sem fronteiras.