Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

NOTÍCIAS

Presidente da República visita Cabo Verde e Senegal em abril

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá efetuar visitas de Estado a Cabo Verde, entre os dias 8 e 12 de abril, e ao Senegal nos dias 12 e 13.

A visita de Estado a Cabo Verde, a convite do seu homólogo, Jorge Carlos Fonseca, tem lugar precisamente sete anos depois da última visita de Estado a este país, devendo visitar as ilhas de Santiago, São Vicente e Fogo.

Trata-se de uma visita com uma forte componente político-diplomática, para consolidação dos laços com um dos países prioritários da política externa portuguesa e reforço deste relacionamento no futuro.

Será assim dado particular relevo às componentes educativa e da investigação académica, áreas em que os dois países têm apostado fortemente no âmbito do seu relacionamento bilateral, por serem especialmente importantes para as camadas mais jovens do povo português e cabo-verdiano. As vertentes económica e de cooperação na área da defesa farão igualmente parte da agenda.

Quanto ao Senegal, a visita de Estado a convite do Presidente Macky Sall é considerada uma visita histórica, uma vez que se trata da primeira deslocação de um Presidente da República portuguesa àquele país da costa ocidental africana.

O Presidente da República visitará Dakar e a Ilha de Gorée, local onde os portugueses chegaram no século XV, pretendendo simbolizar a relação histórica entre os dois países mas também o potencial de crescimento existente em diversos domínios, começando desde logo pelo ensino da língua e cultura portuguesas. Sublinha-se que no Senegal existem 46 mil alunos de português.

Os domínios político-institucional, cultural e económico farão igualmente parte do intenso programa desta visita de Estado.

16.03.2017
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2017 Presidência da República Portuguesa