Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

NOTÍCIAS

Visita de Estado a Portugal da Presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard

A convite de Sua Excelência o Presidente da República, a Presidente da Confederação Suíça Doris Leuthard efetuará uma Visita de Estado a Portugal no dia 28 de novembro.

A deslocação da Presidente Doris Leuthard a Portugal retribui a Visita de Estado efetuada pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa à Suíça em outubro de 2016. Tem por objetivo prosseguir o aprofundamento dos laços entre os dois países em todas as suas dimensões.

No dia 28 de manhã, a Presidente da Confederação Suíça será recebida pelo Presidente da República com honras militares na Praça do Império, seguindo-se um encontro institucional no Palácio de Belém. Posteriormente, a Presidente Doris Leuthard reunirá com o Presidente da Assembleia da República. Seguir-se-á um almoço com o Primeiro-Ministro, no Palácio das Necessidades.

À tarde, a Presidente da Confederação Suíça terá a oportunidade de conhecer alguns dos bairros mais antigos da cidade num passeio de elétrico, em que será acompanhada pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e de visitar a Fundação Champalimaud. Por fim, terá lugar um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República no Palácio Nacional da Ajuda.

Relações de longa data

A Visita de Estado pretende dar visibilidade e aprofundar os estreitos laços que existem entre a Suíça e Portugal há muitas décadas.

Em setembro de 2017 registavam-se mais de 402 mil inscrições consulares de cidadãos nacionais na Suíça, que formam a terceira maior comunidade estrangeira do país.

Há mais de 3.700 cidadãos suíços a viver em Portugal, a maioria com dupla nacionalidade. Os registos que documentam os contactos entre os dois países datam do século XV e as relações consulares foram estabelecidas em 1817. Em 1910, a Suíça foi o primeiro país europeu a reconhecer oficialmente o governo republicano em Portugal após a queda da monarquia.

23.11.2017
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2018 Presidência da República Portuguesa