Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República visitou exposição que assinala centenário das relações diplomáticas com a Roménia

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou, no Museu Nacional de Arqueologia (MNA) em Lisboa, a exposição “Ouro Antigo. Do Mar Negro ao Oceano Atlântico”, exposição realizada no âmbito da celebração dos 100 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia.

Recebido pelo Diretor do MNA, António Carvalho, e por elementos da equipa do Museu, o Presidente da República, acompanhado pela Embaixadora da Roménia, Ioana Bivolaru, e pelos Diretor e Subdiretor do Instituto Cultural Romeno, Daniel Nicolescu e Gelu Savonae respetivamente, percorreu o espaço expositivo que inclui peças icónicas do tesouro do Museu Nacional de História da Roménia e peças valiosas da arqueologia portuguesa.

A Roménia e Portugal possuem importantes acervos museológicos de ourivesaria antiga. A exposição “Ouro antigo. Do Mar Negro ao Oceano Atlântico”, pretende ser uma proposta de diálogo arqueológico e artístico entre tesouros milenares dos dois países, mostrando o longo e complexo caminho das formas simples iniciais aos objetos elaborados e sofisticados, testemunhos da criatividade humana e da surpreendente maleabilidade do ouro e da prata.

A exposição, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Presidente da Roménia, tem organização conjunta da Embaixada da Roménia em Portugal, da Direção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de História da Roménia, do Museu Nacional de Arqueologia e do Instituto Cultural Romeno em Lisboa.