Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala Dia Mundial da Criança com Cancro

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Criança com Cancro, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou, em Lisboa, a Casa da Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Recebido pelo Presidente e pela Diretora-Geral da Acreditar, João de Bragança e Margarida Cruz, respetivamente e pela responsável da Casa de Lisboa, Ansfriede Zwaagstra, o Presidente da República manteve uma conversa com os membros da Acreditar, utentes, e familiares, onde foram abordados questões que preocupam a Associação e os desafios com que se deparam os doentes e os sobreviventes de cancro infantil, felizmente uma faixa cada vez maior no universo da doença oncológica pediátrica, sobreviventes estes que a Associação designa por “Barnabés” e que também estiveram presentes.

No final foi entregue à Associação, na presença do Presidente da República, o donativo resultante da iniciativa “Esquiar por uma Causa” da expedição do português Ângelo Felgueiras ao Pólo Sul.

A Associação Acreditar junta pais e amigos de crianças e jovens com cancro, desde 1994, conta atualmente com 600 voluntários em todo o país, que apoiam as famílias das crianças diagnosticadas com cancro, sendo as principais áreas de intervenção: apoio emocional, material, financeiro e jurídico; promoção de atividades de lazer; apoio escolar e o apoio logístico.

A Associação tem casas de apoio em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal, onde as famílias podem ficar instaladas enquanto decorrem os tratamentos. Este apoio é articulando diretamente com o IPO de Lisboa, com o Hospital Pediátrico de Coimbra, com o IPO do Porto, e o Hospital de São de João no Porto e no Funchal com o Hospital Dr. Nélio Mendonça. Em Lisboa a Casa Acreditar tem capacidade para acolher 12 famílias. No ano passado a Associação apoiou 1365 agregados familiares.