Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República na entrega do Prémio António Champalimaud de Visão 2018

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à cerimónia de entrega do Prémio António Champalimaud de Visão 2018, que distinguiu os cientistas Jean Bennett, Albert Maguire, Robin Ali, James Bainbridge, Samuel Jacobson, William Hauswirth e Michael Readmond, responsáveis pela primeira terapia genética com sucesso a curar uma doença humana hereditária.

A cerimónia, que decorreu na Fundação Champalimaud em Lisboa, teve início com a visualização de um filme sobre António Champalimaud, a que se seguiram as intervenções de Maria Luísa Champalimaud, e do Presidente do Júri do Prémio, Alfred Sommer.

Seguiu-se um filme sobre os vencedores desta 12.ª edição do Prémio, cujos avanços científicos conduziram ao tratamento de uma forma genética de cegueira infantil, a Amaurose Congénita de Leber, demonstrando, assim, o potencial da terapia genética na cura de outras doenças hereditárias.

Depois da entrega do Prémio pelo Presidente da República, foi anunciada a construção em Lisboa do “Botton-Champalimaud Pancreatic Centre”, um centro de investigação e tratamento dedicado exclusivamente ao cancro do pâncreas.

A cerimónia prosseguiu com as intervenções da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e do Presidente da República, tendo terminado com um momento musical por Luís Varatojo e Camané.