Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

“A Maior Lição do Mundo” com a presença do Presidente da República

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente no lançamento d’“A Maior Lição do Mundo” com alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena, e que decorreu sob o tema “Aprender em Segurança” que desafia os alunos a pensar e a debater sobre a importância de uma educação de qualidade e a promoção da paz e da justiça, onde os “Direitos Humanos” estiveram em destaque.

A iniciativa está associada às Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

À chegada à sede do Agrupamento de Escolas de Alcanena, o Presidente da República ficou a conhecer, por dois alunos da escola, o tema que as turmas do Agrupamento têm trabalhado este ano no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: o “Antropoceno”. No seguimento, assistiu a uma “flash mob” realizada pelos alunos no pátio da escola e foi-lhe apresentada, pelas crianças do Jardim de Infância de Aradas, a exposição “Estendal dos Direitos Humanos”.

Na biblioteca, após a visualização de um vídeo de apresentação da iniciativa e as intervenções da Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen, e da Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF, Beatriz Imperatori, e na presença da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, teve início “A Maior Lição do Mundo” conduzida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e onde foram apresentados trabalhos das crianças do Pré-Escolar com uma canção alusiva aos Direitos da Criança, dos alunos do 2.º Ciclo com uma dança como manifestação da não-violência, dos alunos do 1.º Ciclo com um teatro de fantoches “Direito à família”, dos alunos do Ensino Secundário com um mural alusivo aos Direitos Humanos e dos alunos do 3.º ciclo com uma escultura humana e interativa.

A lição terminou com a intervenção do Presidente da República, após a qual a orquestra da escola executou o “Hino da Alegria”.

Esta foi a quarta edição da iniciativa, na qual as crianças portuguesas se juntam a outras crianças e jovens de todo o mundo, e tem como objetivo contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa parceria entre o Ministério da Educação e o Comité Português para a UNICEF.