Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República condecorou Fundação Champalimaud

No final da Cerimónia de entrega do Prémio António Champalimaud de Visão 2019, em Lisboa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agraciou com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito a Fundação Champalimaud.

Neste 13.º aniversário do Prémio António Champalimaud de Visão foram distinguidos: o Instituto da Visão - IPEPO, a Fundação Altino Ventura e o Serviço de Oftalmologia da UNICAMP, três organizações que atuam na prevenção da cegueira e da deficiência visual através da prestação de serviços oftalmológicos a populações carentes no Brasil.

A cerimónia teve início com a visualização de um filme sobre António Champalimaud, a que se seguiram as intervenções da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e de Maria Luísa Champalimaud.

Foi depois visualizado um filme sobre o Prémio, a intervenção do Presidente do Júri, Alfred Sommer, e um filme sobre os vencedores desta edição, três organizações que se destacaram pelo papel que desempenham, há mais de 30 anos, na resposta às necessidades de cuidados médicos oftalmológicos das populações desfavorecidas no Brasil.

Após a entrega do Prémio aos vencedores pelo Chefe de Estado, os premiados usaram da palavra.

A cerimónia prosseguiu com a intervenção do Presidente da República, que no final da mesma entregou as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito, com que agraciou a Fundação Champalimaud, à Presidente do Conselho de Administração, Leonor Beleza.