Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Feira do Livro

DIRECT PRESIDENCY

Portugal, Reino Unido e Europa: a História continua

“Perda, desafio e visão histórica - estas as três ideias-mestras que ocorrem no momento da saída do Reino Unido da União Europeia.

Perda, porque perde a União Europeia e perde o Reino Unido com esta saída e perdem muito mais do que, porventura, muitos pensaram ou pensam.

Desafio, porque há um acordo a fechar e faz toda a diferença haver esse acordo de saída e ele ser portador de esperança de futuro.

Não resolve o problema de fundo.

Mas é completamente diferente a rutura ser com acordo ou sem acordo, e o acordo ser um início de parceria de futuro ou ser um ponto final atabalhoado de um inesquecível passado comum.

Visão histórica, finalmente.

A História não acaba hoje. Tal como não começou no dia da entrada do Reino Unido nas Comunidades Europeias.

Muitos séculos antes desse dia, já Portugal tinha como aliado a Inglaterra, relação que sempre se manteve e se manterá no futuro. E durante quase duas décadas, o Reino Unido viveu fora do que viria a ser a União Europeia.

Por isso, o mais importante são os vinte e sete Estados da União Europeia saberem, unidos, trabalhar para a futura parceria com o Reino Unido, tentando atenuar o custo da separação e abrir caminho para que a História, sempre de contornos imprevisíveis, vá encontrando novas formas de encontro entre duas realidades que são ambas europeias.

Portugal estará na primeira linha dessa nova tarefa, com a experiência de mais de seis séculos de aliança nunca negada, quebrada ou enfraquecida.”

Marcelo Rebelo de Sousa

31.01.2020
share | print | send | back

© 2016-2020 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]