Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

“Peace Run” 2020 partiu do Palácio de Belém

O Presidente da República presidiu, no Palácio de Belém, à Cerimónia oficial de partida da “Peace Run” 2020, tendo transportado a Tocha da Paz no início do percurso da Rota Europeia desta corrida de estafeta, que este ano se iniciou em Portugal e que terminará, dia 6 de outubro, em Praga na República Checa.

A Cerimónia teve início, na Sala das Bicas do Palácio de Belém, com a atuação musical das crianças da Escola da Raíz, a que se seguiu a intervenção do Diretor Executivo da “Peace Run”, Salil Wilson, e a apresentação da equipa, que interpretou o Hino Oficial da Corrida. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa usou de seguida da palavra, e no final foi acesa a Tocha da Paz.

À saída do Palácio de Belém, onde se encontrava o 4.º Esquadrão a Cavalo da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Chefe de Estado, acompanhado pelas crianças e pelos atletas, deu início oficial à corrida, percorrendo a parte inicial deste primeiro troço em território nacional, que irá passar por Lisboa, Ericeira, Mafra, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Coruche, Montemor-o-Novo, Castro Verde e Almodôvar.

A “Peace Run”, fundada por Sri Chinmoy, é um evento humanitário de dimensão mundial, com o apoio das Nações Unidas, que procura promover a amizade e a compreensão internacionais. É uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, religiosas, culturais e económicas. Um grupo internacional de voluntários, em corrida de estafeta, transporta uma tocha e, em cada país, visita escolas, associações e autarquias, levando a corrida a todas as comunidades locais de 36 países ao longo de 16.000 km, na maior corrida de estafeta do continente europeu.