Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

DIRECT PRESIDENCY

MESSAGES

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu mensagens de condolências recebidas pelas mortes em Pedrógão Grande

O Presidente da República continua a agradecer as mensagens de condolências e solidariedade enviadas por Chefes de Estado estrangeiros e líderes de Instituições Internacionais pela tragédia no incêndio de Pedrógão Grande.

A juntar-se às anteriores, chegaram mensagens do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, do Rei Philippe, Rei dos Belgas, da Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, do Presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah El Sisi, do Presidente da República Eslovaca, Andrej Kiska, do Presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah El Sisi, do Presidente da República Federal da Etiópia, Mulatu Teshome, do Presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö, do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, do Presidente da República da Hungria, János Áder, do Rei Mohammed VI do Reino de Marrocos, do Rei Harald V do Reino da Noruega, do Emir do Estado do Qatar, Tamim Bin Hamad Al-Thani, do Presidente da República Checa, Miloš Zeman, do Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis, do Rei Carl XVI Gustaf do Reino da Suécia, da Presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard, do Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, do Secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland e da Diretora-geral da UNESCO, Irina Georgieva Bokova.


Mensagem do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos

“Excelência,
Foi com muita tristeza e profundo sentimento de pesar que tomámos conhecimento do incêndio florestal, no sábado, no município de Pedrógão Grande, no centro de Portugal, que causou mais de 60 mortos e 54 feridos.
Perante esta tragédia que enlutou o Vosso Povo, cumpre-me em nome do Governo angolano e no meu próprio, apresentar a Vossa Excelência, ao Governo e ao Povo português as mais profundas condolências e sentimento de solidariedade que peço fazer presentes às famílias enlutadas.
Aceite, Excelência, a expressão da minha mais alta consideração.
José Eduardo dos Santos”


Mensagem do Rei Philippe, Rei dos Belgas
“Profundamente emocionados pelas consequências do violento incêndio florestal na região de Leiria que causaram numerosas perdas de vidas entre os compatriotas de Vossa Excelência, a Rainha junta-se a mim para Vos endereçar os nossos mais sentidos pêsames.
O nosso pensamento dirige-se a todas as famílias atingidas por este incêndio. Partilhamos a sua dor e estendemos-lhes toda a nossa solidariedade nestes momentos particularmente difíceis.
Philippe, Rei dos Belgas”


Mensagem da Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet Jeria

“Estimado Senhor Presidente,
Em nome do povo do Chile, do governo que presido e em meu próprio, permito-me expressar-lhe as minhas mais sinceras condolências face aos efeitos do devastador incêndio florestal que está a afetar a zona de Pedrógão Grande, e que trouxe como consequência a perda de tantas vidas humanas. Por seu intermédio, faço chegar os meus mais sentidos pêsames aos familiares das vítimas.
Esta tragédia comove-nos de maneira especial, já que fere um país solidário e amigo, que foi um dos primeiros a oferecer ajuda quando extensas regiões do nosso país foram arrasadas por aterradores incêndios no passado mês de janeiro.
Como recordará, conversámos longamente sobre este gesto solidário na minha recente visita a Portugal no passado mês de março, oportunidade em que dialogámos em Évora sobre a necessidade de trabalhar na área de proteção civil, tendo presente que existe uma estreita colaboração entre ambas nações.
É por isso que, nesta ocasião, não quero deixar passar a oportunidade para reiterar a Vossa Excelência que o Chile está pronto e disposto a enviar a ajuda que seja necessária para estar presente com V. Exa. e o seu Governo nesta hora de necessidade. A oferta em questão já foi transmitida pelo Embaixador do Chile em Portugal, quem está em contacto com os seus ministros encarregados da área.
Aproveito esta triste oportunidade para reiterar a Vossa Excelência os protestos da minha elevada consideração e estima.
Michelle Bachelet Jeria”


Mensagem do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping
“Vossa Excelência,
Foi com grande consternação que tomei conhecimento do trágico incêndio florestal ocorrido no vosso país, que causou um elevado número de vítimas mortais, feridos e prejuízos materiais. Gostaria de endereçar, em nome do Governo chinês, do povo Chinês e em meu próprio, as condolências profundas às vítimas e a solidariedade sincera aos familiares dos falecidas e dos feridos.
Estou convencido de que, liderado por Vossa excelência, Senhor Presidente, e pelo Governo de Portugal, o povo português vencerá definitivamente o desastre e reconstruirá a casa.
XI Jinping”


Mensagem do Presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah El Sisi

“It was with deep sadness that I learned of the death and injury of scores of the friendly Portuguese people due to the forest fire that took place in the city of Leiria in Portugal.
As I am extending to Your Excellency and through you to your friendly people our heartfelt condolences on the victim, I wish patience and solace for their families, a speedy recovery for the injured and safety and security for you all.
Highest consideration and appreciation,
Abdel Fattah El Slsi”


Mensagem do Presidente da República Eslovaca, Andrej Kiska
“Exmo. Senhor Presidente,
Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do trágico incêndio florestal no seu país, que vitimou dezenas de vidas humanas.
Em nome dos cidadãos da República Eslovaca e no meu próprio nome, expresso a Vossa Excelência, as minhas condolências, às famílias das vítimas, assim como a minha solidariedade e apoio a todos os que foram devastados por este desastre natural.
Com respeito,
Andrej Kiska”


Mensagem do Presidente da República Federal da Etiópia, Mulatu Teshome
“Excelência,
Foi com profundo choque que tive conhecimento do incêndio florestal que atingiu Pedrógão Grande e os seus arredores a 17 de junho de 2017, que resultou na perda de vidas e muitos feridos.
Em nome do Povo e do Governo da República Federal Democrática da Etiópia, e do meu próprio, gostaria de vos exprimir os mais sentidos pêsames e, através de Vossa Excelência, ao Povo e Governo da República Portuguesa, assim como às enlutadas famílias das vítimas.
Gostaria de transmitir uma vez mais a Vossa Excelência a solidariedade e o apoio para com o Povo e Governo da República Portuguesa, neste difícil momento de luto nacional.
Peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Dr. Mulatu Teshome”


Mensagem do Presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö

“Excelência,
Recebi com profunda tristeza as trágicas notícias dos horrendos fogos florestais em Portugal que resultaram na perda de muitas vidas humanas e provocaram ferimentos em muitas mais.
Em nome do povo da Finlândia, desejo exprimir as minhas mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam as suas vidas e aos feridos, assim como ao povo de Portugal.
Peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Sauli Niinistö”


Mensagem do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz

“Senhor Presidente e meu caro amigo,
Foi com consternação profunda que tomei conhecimento dos trágicos efeitos causados pelo incêndio na localidade de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, no passado sábado que, segundo o balanço, provocou cerca de seis dezenas de perdas humanas e vários feridos. Nesta triste ocasião, endereço-lhe, em nome do povo guineense e em meu nome pessoal, os sentimentos do nosso profundo pesar e a expressão da nossa solidariedade.
Estamos a acompanhar com “angústia” os extraordinários esforços das equipas de socorro, por isso, neste momento difícil, o nosso pensamento está com todas as vítimas desta tragédia, muito em particular, com as famílias que perderam os seus entes queridos, a quem, por via da presente, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.
Aceite, Senhor Presidente e meu Caro Amigo, os protestos da mais alta consideração e estima pessoal.
José Mário Vaz”


Mensagem do Presidente da República da Hungria, János Áder
“Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do incêndio florestal que assolou a região de Leiria no centro de Portugal, causando a perda de numerosas vidas humanas e danos graves.
Permita-me expressar, em nome do povo húngaro, as minhas sentidas condolências aos familiares das vítimas e desejar a mais rápida recuperação aos feridos da catástrofe.
Gostaria de assegurar a Vossa Excelência que nos associamos à dor do seu país e nestas horas difíceis e juntamo-nos, na alma e no coração, ao povo amigo de Portugal.
János Áder”


Mensagem do Rei Mohammed VI do Reino de Marrocos

“Senhor Presidente,
Foi com profunda tristeza que soube da notícia do violento incêndio florestal que eclodiu, no sábado, em Pedrógão Grande, fazendo várias vítimas.
Nestas circunstâncias dolorosas, apresento a V.ª Excelência, e através de Si, às famílias das vítimas e ao povo português amigo, os Meus mais sinceros pêsames e a expressão de toda a Minha compaixão. Aos feridos, dirijo votos de um rápido restabelecimento.
Desejo igualmente assegurar-Vos, em Meu nome e no do povo marroquino, a nossa total e integral solidariedade nesta terrível provação.
Reiterando-Vos os Meus sinceros pêsames, peço-Vos que aceiteis, Senhor Presidente, o testemunho da Minha mais elevada consideração.
Mohammed VI, Rei de Marrocos”


Mensagem do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi
“Excelência,
Foi com sentimento de choque e profunda consternação que tomámos conhecimento da tragédia provocada pelo violento incêndio que deflagrou na tarde do dia 17 de junho de 2017, numa zona florestal de Pedrógão Grande, alastrando-se pelos municípios circunvizinhos, no Distrito de Leiria, causando dezenas de vítimas mortais, um elevado número de internamentos, assim como avultados danos materiais, deixando ao relento mais de uma centena de famílias.
Ficamos bastante comovidos ao saber que o incêndio, cujos indícios apontam para uma causa natural, num contexto atípico de mudanças meteorológicas naquela região, não deixou alternativas para a procura de refúgio a dezenas de pessoas.
Quero, em nome do Povo Moçambicano, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, apresentar a V. Excia, e por Vosso intermédio, a todo o Povo Português, as mais sentidas condolências. Peço que V. Excia transmita às famílias enlutadas a expressão do nosso profundo pesar e solidariedade.
Testemunhamos com grande admiração o empenho do Governo Português, o corajoso e incansável trabalho de todas as equipas e autoridades de Proteção Civil mobilizadas para debelar o fogo destruidor e tomada de medidas para minimizar o drama provocado por esta tragédia nacional.
Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha elevada consideração.
Filipe Jacinto Nyusi”


Mensagem do Rei Harald V do Reino da Noruega
“Excelência
Foi com profunda tristeza que ouvi as notícias sobre os devastadores incêndios florestais que têm assolado o centro de Portugal nos últimos dias, causando tantos mortos e feridos e tantos prejuízos e destruição materiais.
Em meu nome e no do povo norueguês envio-vos as minhas condolências, e peço-vos que seja transmitida a minha profunda solidariedade para com os que estão de luto e aos que foram de qualquer modo atingidos por este trágico desastre.
Harald R.”


Mensagem do Emir do Estado do Qatar, Tamim Bin Hamad Al-Thani

“Excelência,
Foi com profunda tristeza que recebi as notícias dos trágicos incêndios florestais, que causaram a morte de inúmeros compatriotas vossos.
Em nome do povo do Qatar e de mim mesmo, quero exprimir as nossas sinceras condolências e sentida solidariedade a Vossa Excelência e, através de vós, às famílias enlutadas das vítimas que perderam as suas vidas nos incêndios, desejando aos feridos uma rápida recuperação.
Que o Deus todo-poderoso receba em paz as almas que partiram.
Tamim Bin Hamad Al-Thani”


Mensagem do Presidente da República Checa, Miloš Zeman
“Exmo. Sr. Presidente,
Foi com um profundo pesar que recebi a notícia sobre o devastador incêndio na zona centro de Portugal nas proximidades da cidade de Coimbra, que até agora já custou dezenas de vidas humanas. Estou extremamente abalado por esta terrível catástrofe que atingiu a Sua bela pátria, que recordo com muito prazer.
Excelentíssimo Senhor Presidente, permita-me expressar, em nome do povo checo e no meu próprio, um profundo pesar ao Senhor presidente, às famílias das vítimas e ao povo português.
Com os protestos da minha mais elevada consideração,
Miloš Zeman”


Mensagem do Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis

“Vossa Excelência,
Tomei conhecimento com profunda preocupação e tristeza dos incêndios catastróficos que afetaram Portugal, causando numerosas perdas de vidas humanas, feridos e danos materiais.
Nestes momentos de grande pesar, queira aceitar a minha compaixão e a do povo romeno para com as perdas sofridas pelo povo português. Transmito, ao mesmo tempo, sinceras condolências às famílias enlutadas, como também votos de rápidas melhoras aos feridos.
Ao assegurar a Vossa Excelência da plena solidariedade da Roménia, estamos ao lado de Portugal nesta situação dramática sem precedentes.
Queira aceitar, Senhor Presidente, os protestos da minha mais alta consideração
Klaus Werner Iohannis”


Mensagem do Rei Carl XVI Gustaf do Reino da Suécia
“Excelência,
A Rainha e eu desejamos transmitir as nossas sinceras condolências pela trágica perda de vidas que se seguiu ao devastador incêndio em Pedrógão Grande no centro de Portugal. Oferecemos a nossa sentida solidariedade às vítimas e ao povo de Portugal.
Carl Gustaf R.”


Mensagem da Presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard

“Senhor Presidente,
Foi com grande emoção e profunda tristeza que tomei conhecimento da notícia do terrível incêndio florestal que, nestes últimos dias, assolou a região de Leiria, fazendo mais de 60 mortos e dezenas de feridos.
Neste momento de dor gostaria, em nome do Conselho Federal e do povo suíço, exprimir-vos, assim como ao Governo e ao povo português, as minhas sinceras condolências. Os meus primeiros pensamentos vão particularmente para as famílias e amigos das vítimas, com os quais partilho o sofrimento.
A Suíça ofereceu a sua ajuda e estou disponível para enviar especialistas suíços se as autoridades portuguesas o desejarem.
Peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha elevada consideração.
Doris Leuthard”


Mensagem do Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan

“Senhor Presidente,
Sinto profunda tristeza que tantas pessoas tenham perdido as suas vidas e muitas mais ficado feridas no incêndio florestal, que ocorreu a 18 de junho em Portugal.
A Turquia, neste momento difícil, está pronta a pôr-se ao lado do seu amigo e aliado Portugal e a dar qualquer ajuda.
Em nome da minha Nação e de mim mesmo, gostaria de transmitir as minhas mais profundas condolências e desejar uma rápida recuperação aos feridos.
Recep Tayyip Erdoğan”


Mensagem do Secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland

“Caro Presidente,
Foi com profunda tristeza que recebi as notícias dos incêndios florestais, que atingiram várias zonas de Portugal, resultando na trágica perda de tantas vidas humanas. Gostaria de transmitir, tanto pessoalmente como em nome do Conselho da Europa, as minhas sentidas condolências aos que perderam os seus entes queridos, e desejar uma rápida recuperação aos feridos.
Saudamos também o espírito de bravura e profissionalismo dos portugueses e de outros bombeiros europeus, dos soldados e de muitos outros elementos dos serviços de emergência que continuam os seus incalculáveis esforços ao lado do povo e do Governo de Portugal.
Atenciosamente,
Thorbjørn Jagland”


Mensagem da Diretora-geral da UNESCO, Irina Georgieva Bokova
“Senhor Presidente da República,
Foi com profunda tristeza que tive conhecimento das importantes perdas humanas e da devastação causadas pelo incêndio mais mortífero jamais ocorrido em Portugal.
Nestas circunstâncias particularmente trágicas, em nome da Unesco e de mim mesma, dirijo às famílias das vítimas e ao povo e governo portugueses as minhas sinceras condolências, desejando igualmente aos feridos a total e rápida recuperação.
Renovando as minhas sinceras condolências e assegurando-vos do nosso inteiro apoio, peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Irina Bokova”

22.06.2017
share | print | send | back

© 2016-2018 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]