Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Kofi Annan

Em mensagem endereçada ao Secretário-Geral das Nações Unidas, o Presidente da República expressou a sua consternação e tristeza pela morte do ex-Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan.

Firme defensor do diálogo e da cooperação entre as Nações, da dignidade da pessoa humana e dos princípios basilares da Carta das Nações Unidas, Kofi Annan será recordado como um lutador incansável pela Paz, como reconhecido pelo Comitê do Prémio Nobel, que, em 2001, o agraciou, e às Nações Unidas, com o Prémio Nobel.

Foi também um amigo constante de Portugal e um aliado inquebrantável na luta pela autodeterminação do povo de Timor-Leste, para cuja independência tanto contribuiu. Logrou ainda, durante o seu mandato, incluir no debate público questões como o estatuto das mulheres e reforçar o relacionamento com a sociedade civil. O seu legado perdurará assim como um exemplo e uma referência.

O Presidente da República associa-se assim a todos aqueles que nesta hora sentem a perda de um grande estadista internacional que foi igualmente um visionário, tendo transmitido, em seu nome e do Povo Português, as condolências à Família de Kofi Annan, extensivas à Organização das Nações Unidas.