Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS

Presidente da República lamenta a morte de Kofi Annan

Em mensagem endereçada ao Secretário-geral das Nações Unidas, o Presidente da República expressou a sua consternação e tristeza pela morte do ex-Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan.

Firme defensor do diálogo e da cooperação entre as Nações, da dignidade da pessoa humana e dos princípios basilares da Carta das Nações Unidas, Kofi Annan será recordado como um lutador incansável pela Paz, como reconhecido pelo Comitê do Prémio Nobel, que, em 2001, o agraciou, e às Nações Unidas, com o Prémio Nobel.

Foi também um amigo constante de Portugal e um aliado inquebrantável na luta pela autodeterminação do povo de Timor-Leste, para cuja independência tanto contribuiu. Logrou ainda, durante o seu mandato, incluir no debate público questões como o estatuto das mulheres e reforçar o relacionamento com a sociedade civil. O seu legado perdurará assim como um exemplo e uma referência.

O Presidente da República associa-se assim a todos aqueles que nesta hora sentem a perda de um grande estadista internacional que foi igualmente um visionário, tendo transmitido, em seu nome e do Povo Português, as condolências à Família de Kofi Annan, extensivas à Organização das Nações Unidas.

18.08.2018
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2019 Presidência da República Portuguesa