Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Joaquim Romero Magalhães

Manifesto o meu pesar pelo falecimento do Prof. Joaquim Romero Magalhães e apresento as condolências à Família e Amigos.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi em Coimbra que, no início da década de 1960, se empenhou no movimento associativo e na contestação ao regime, tendo sido eleito Presidente da Associação Académica. Depois da Revolução, desempenharia outros cargos, como Secretario de Estado da Orientação Pedagógica e Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra.

Manteve uma longa ligação à Faculdade de Economia de Coimbra, como professor, catedrático e Presidente dos conselhos Diretivo e Científico, e também ensinou na École des hautes études en sciences sociales, em Yale e na Universidade de São Paulo, tendo recebido diversas distinções brasileiras pelos seus estudos acerca do Brasil colonial.

Entre outros trabalhos, Romero Magalhães destacou-se na investigação da Inquisição, do municipalismo e da República, tendo coordenado um dos volumes da “História de Portugal” do Prof. José Mattoso. Dirigiu a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, um bom precedente para alguns debates atuais.

Nascido em Loulé, sempre se interessou por temas algarvios, nomeadamente económicos, e a Universidade do Algarve atribuiu-lhe há semanas o Doutoramento Honoris Causa.