Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS

Presidente da República lamenta a morte de Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Menéres, que nos deixou aos 88 anos, marcou leitores de todas as idades. Professora do ensino secundário, escreveu sete dezenas de obras para a infância e juventude, entre as quais a coleção «1001 Detectives» e uma adaptação de Homero, que lhe valeram o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e uma legião de leitores. Mas trabalhou igualmente para televisão, tendo dirigido a programação infantil da RTP durante mais de uma década.

Mais contida é a sua obra poética, iniciada em 1952, e que teve pontos altos em “Água-Memória” (1960) ou “A Pegada do Yeti” (1962), faceta ultrapassada, em termos de projeção, pela “Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa” (1ª edição 1959), que coorganizou. Colaborou ainda na imprensa literária e na imprensa generalista, destacando-se o trabalho de iniciação à literatura que coordenou no Diário Popular.

A E. M. de Melo e Castro, seu marido, e Eugénia Melo e Castro, sua filha, também eles figuras de destaque da cultura portuguesa, apresento os meus sentidos pêsames, na certeza de que não esqueceremos quem nos lembrou que «o poeta faz-se aos 10 anos».

15.04.2019
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2019 Presidência da República Portuguesa