{DX02_LEGENDA}

Presidente da República felicita bracarenses pela classificação do Santuário do Bom Jesus em Braga como Património Mundial da UNESCO

Felicito, nas pessoas do Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, e do Dr. Varico Pereira, Vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, todos os bracarenses pela distinção agora conferida pela UNESCO.

O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga constitui um conjunto arquitetónico e paisagístico construído e reconstruído a partir do século XVI, no qual se evidenciam os estilos barroco, rococó e neoclássico. Compõe-se de um Sacro Monte, de um longo percurso de via-sacra atravessando a mata, de capelas que abrigam conjuntos escultóricos evocativos da morte e ressurreição de Cristo, fontes e estátuas alegóricas, da Basílica, culminando no Terreiro dos Evangelistas.

Sendo um dos ícones do Portugal católico, o Bom Jesus é também um ex libris da cidade de Braga, cidade milenar, anterior à nacionalidade, cidade romana, portuguesa e universal.

O Presidente da República conta estar presente na cerimónia que se realiza em Braga no próximo dia 6 de setembro.

07.07.2019