Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República felicita Djaimilia Pereira de Almeida

Felicito a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora, com o romance «Lisboa, Luanda, Paraíso», da edição deste ano do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, que em anos anteriores distinguiu igualmente Gonçalo Tavares, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto e Ana Teresa Pereira.

Concorreram a esta edição do prémio - uma parceria Banco Itaú, CPFL Energia, Instituto CPFL e Fundo de Fomento Cultural do Governo de Portugal - 1467 autores, de dez países, o que faz do Oceanos um excelente exemplo da ligação entre as culturas de língua portuguesa.

Djaimilia Pereira de Almeida, portuguesa nascida em Angola, e que, com «Esse cabelo» (2015) já nos tinha dado um poderoso testemunho sobre a identidade e a pertença, escreveu agora, com grande empatia e prosa magnífica, um dos livros mais tocantes sobre a diáspora africana, a história dos angolanos Cartola de Sousa e seu filho Aquiles, que se instalam em Lisboa e arredores, entre grandes esperanças e grandes desilusões.