Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República congratula-se com a classificação do Carnaval de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade

Felicito a aldeia de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros pela decisão da UNESCO de incluir o Carnaval de Podence na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Depois do Fado, do Cante Alentejano, dos Bonecos de Estremoz, do Barro Negro de Bisalhães e do Fabrico de Chocalhos alentejanos, a tradição popular portuguesa recebe mais esta distinção, dando uma renovada projeção a estas carismáticas figuras coloridas, mascaradas e animadas do nordeste transmontano, uma das nossas tradições visualmente mais inesperadas, e das mais acarinhadas pelas populações, o que também justifica que o comité se tenha referido a esta candidatura como «exemplar».

As felicitações estendem-se, pois, à equipa técnica e científica que apresentou o projeto, à Associação dos Caretos de Podence e ao Embaixador de Portugal junto da UNESCO, Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa, que conseguiram, mais uma vez, que o património português se mostrasse ao mundo na sua diversidade, fidelidade e empenho.