Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República envia mensagem ao Presidente Chinês

Por ocasião do XX aniversário da transferência da administração de Macau, que se comemoram dia 20 de dezembro, o Presidente da República enviou ao Presidente Xi Jinping a seguinte mensagem:

“Senhor Presidente,

Excelência,

Vinte anos depois, em nome de Portugal, reafirmo o compromisso assumido pela República Portuguesa, através dos Presidentes Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, da Assembleia da República e dos sucessivos Governos, quanto ao estatuto jurídico e ao desenvolvimento económico, social e cultural de Macau, bem como quanto à valorização da língua portuguesa.

Reafirmo, também, a relevância da relação de cinco séculos entre Portugal e a China, o carater único e irrepetível da vivência de Macau, no passado, presente e futuro, e a certeza de que continuará a ser um exemplo de convivência singular entre culturas e experiências jurídicas diversas, com abertura económica e social a outros mundos, em particular o que fala o português.

Saúdo a presença de Vossa Excelência na celebração do vigésimo aniversário da transmissão de poderes, bem como o empenho que significa de respeitar os direitos consagrados no estatuto acordado entre os dois Estados e de fomentar o desenvolvimento económico, social e cultural da Região Administrativa Especial de Macau.

Permito-me sublinhar a importância da recente decisão do Executivo da Região de fazer avançar o acordo para o segundo polo da Escola Portuguesa.

Tenho a certeza de que Macau continuará a ser mais um importante contributo para o alcance da parceria existente entre a República Portuguesa e a República Popular da China, bem patente na visita que Vossa Excelência efetuou a Portugal no final de 2018 assim como na visita que fiz à China no início deste ano de 2019.

Com a expressão da elevada consideração institucional e pessoal,

Marcelo Rebelo de Sousa”