Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala Dia Mundial do Teatro

Neste Dia Mundial do Teatro quero deixar uma breve mensagem a todos os profissionais do espetáculo, severamente atingidos pelas circunstâncias que Portugal e o mundo atravessam.

Enfrentamos todos juntos este grave desafio, porque todos somos de um modo ou de outro afetados. Mas tenho consciência de que o teatro e todas as artes que exigem uma presença física de espectadores sofrem ainda mais do que outros sectores. Muitos projetos foram suspensos ou cancelados, e muitos artistas e técnicos vivem habitualmente em situação precária, ficando por isso mais expostos a uma emergência tão drástica como esta que hoje vivemos.

Como sabem, têm sido anunciadas diversas medidas que procuram minorar esses danos, nomeadamente quanto à manutenção de compromissos assumidos. E haverá certamente uma evolução na adequação e abrangência dessas medidas, também de acordo com o âmbito temporal do encerramento das salas de espetáculos.

Quero dizer-vos que, direta e indiretamente, acompanho a vossa situação, as suas especificidades e urgências. Tenho tido conhecimento do ânimo na adversidade que têm mantido, e da ligação que, através das mais variadas plataformas online, têm mantido com o vosso público, tornando domiciliário o que é por natureza presencial.

Acredito que a vossa determinação será igualada pela fidelidade do vosso púbico, até ao regresso a tempos normais, e pela atenção que vos deve ser dada, de acordo com as competências de cada qual, pelos responsáveis políticos. O Presidente da República deixa-vos uma palavra atuante de empatia e confiança, até ao nosso reencontro.