Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala 75 anos da assinatura da Carta das Nações Unidas

No dia em que se assinala a assinatura da Carta das Nações Unidas, o documento que fundou a ONU há 75 anos, o Presidente da República reafirmou os valores, ainda hoje verdadeiros, contidos na Carta: a paz e segurança mundiais, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos.

Em 75 anos muito mudou: em Portugal, que se tornaria membro da ONU em 1955, e no Mundo. Mas os princípios enumerados na Carta das Nações Unidas permanecem verdadeiros e muito atuais face aos desafios complexos dos nossos dias, tais como a pandemia global de Covid-19, as alterações climáticas ou das migrações, e, em geral, a sustentabilidade do desenvolvimento global.

Ao assinalar a data, o Presidente da República recorda as obrigações assumidas por Portugal decorrentes da Carta das Nações Unidas e outros tratados e fontes de direito internacional e reitera a sua esperança num Mundo melhor, mais digno e mais justo para todas as gerações, em que o diálogo, a procura de soluções comuns, a solidariedade e o respeito de uns pelos outros seja apanágio das relações internacionais, num Mundo que não deixe ninguém para trás.