Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Intervenção do Presidente da República na Cerimónia de Agraciamento da antiga Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal

A condecoração de V.Ex.ª, Senhora Dra. Joana Marques Vidal, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo é mais, muito mais, do que um gesto protocolar na linha da tradição quanto a desempenho de elevadas funções constitucionais.

É também mais do que a justa expressão da amizade solidária da instituição que liderou nos últimos anos, e que os magistrados e funcionários não deixarão de testemunhar.

É, por igual, mais do que o renovado apreço de diversos setores de opinião e de comunicação, sublinhando o desempenho passado e apontando para expetativas futuras.

Representa um reconhecimento público nacional, manifestado pelo Presidente da República, ao abrigo da legitimidade que a Constituição e o voto popular lhe conferem.

Representa ainda mais um momento para reafirmar a importância da missão da Justiça, do Ministério Público, do combate contra a criminalidade, e, em particular, contra a corrupção.

Nada nem ninguém travará o que é uma prioridade, decisiva para a moralização da nossa vida coletiva.

E sendo um reconhecimento nacional por seis anos de corajoso e dedicado serviço à causa pública, a presente condecoração é, também, um louvor a toda uma magistratura.

É essa uma das forças da Democracia, que importa reafirmar nestes tempos, ela faz-se do primado das instituições, mesmo quando, como é o caso, elas se afirmem e enriqueçam com a inteligência e a vontade dos seus mais devotados líderes.