Bem-vindo à Página da Visita de Estado a Angola

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 

VÍDEO EM DESTAQUE

Presidente da República recebido no Lubango, capital da província da Huíla

Lubango, Huíla

21.07.2010

GALERIA DE IMAGENS

Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (1)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (2)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (3)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (4)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (5)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (6)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (7)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (8)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (9)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (10)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (11)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (12)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (13)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (14)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (15)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (16)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (17)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (18)
Cimeira da CPLP aprovou Declaração de Luanda e Plano de Acção para Promoção da Língua Portuguesa (19)
Presidente visitou Escola de Formação de Professores em Benguela e encontrou-se com docentes portugueses do programa

VISITA DE ESTADO A ANGOLA E VIII CIMEIRA DA CPLP - 18 A 23 DE JULHO DE 2010 Clique aqui para ouvirClique aqui para ouvir|Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

O Presidente da República desloca-se a Angola, acompanhado pela Dra. Maria Cavaco Silva, numa Visita de Estado a convite do Presidente José Eduardo dos Santos, nos dias 19 a 22 de Julho, à qual se seguirá a participação, no dia 23, na VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorrerá em Luanda.

Acompanham o Chefe de Estado nesta Visita o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e do Comércio e da Defesa do Consumidor, bem como uma delegação parlamentar.

O programa da Visita de Estado incluirá deslocações às Províncias de Luanda, Huíla e Benguela, onde, para lá do Presidente José Eduardo dos Santos, o Presidente da República manterá encontros com o Presidente da Assembleia Nacional, com autoridades locais e provinciais, e com as comunidades portuguesas, e concederá uma audiência ao líder do maior Partido da oposição.

No primeiro dia da Visita, após as cerimónias oficiais de boas-vindas, o Presidente da República proferirá uma intervenção perante a Assembleia Nacional de Angola, reunida, para o efeito, em sessão plenária extraordinária.

Ainda nesse dia, o Presidente Aníbal Cavaco Silva dirigir-se-á aos alunos e professores da Universidade Agostinho Neto, sobre a promoção e projecção internacional da língua portuguesa, sublinhando a importância que atribui a um tema que tem constituído, também, uma das prioridades da Presidência Portuguesa da CPLP.

Inaugurará, igualmente, uma exposição no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Angola, intitulada “Uma Estrada, Dois Olhares”, com fotografias do português Jordi Burch e textos do escritor angolano Ondjaki.

O programa do primeiro dia da Visita encerrar-se-á com um Banquete de Estado, oferecido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, em honra do Presidente da República e da Dra. Maria Cavaco Silva.

No dia 20 de Julho, o Presidente Aníbal Cavaco Silva e o Presidente José Eduardo dos Santos inaugurarão uma nova unidade fabril da NOVICER, Cerâmicas de Angola, Lda, uma empresa de materiais de construção, de capitais portugueses e angolanos. Da parte da tarde, o Chefe de Estado visita a Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde se dirigirá aos empresários participantes no certame. A Feira será inaugurada nesta data, que será, simultaneamente, Dia de Portugal na FILDA. Portugal é, este ano, o país convidado da Feira.

Nos dias 21 e 22 de Julho, o Presidente da República desloca-se às províncias da Huila e de Benguela, onde, para além dos contactos que manterá com os respectivos Governadores provinciais, proferirá intervenções em dois seminários empresariais organizados pela AIP e AICEP, que se realizarão, respectivamente, no Lubango e no Lobito. Em Benguela, visitará, ainda, a Escola de Formação de Professores, onde se reunirá com os professores portugueses colocados nas províncias de Benguela e do Namibe, ao abrigo do programa “Saber Mais”, da Cooperação Portuguesa.

Ainda no dia 22, já após o seu regresso a Luanda, o Presidente Aníbal Cavaco Silva será recebido na União de Escritores Angolanos.

Na noite do dia 22, o Presidente da República participará num jantar oferecido pelo Presidente José Eduardo dos Santos aos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, antecedendo o início da VIII Cimeira da CPLP, que terá lugar ao longo do dia 23. A Cimeira de Luanda marcará o fim do exercício da Presidência Portuguesa da CPLP e o início do mandato da Presidência Angolana.

Por ocasião da Visita, desloca-se a Angola uma extensa delegação empresarial, numa iniciativa conjunta da AICEP e da Associação Industrial Portuguesa-AIP. O programa desta delegação inclui a participação em alguns dos eventos onde estará presente o Presidente Cavaco Silva, designadamente no Dia de Portugal na FILDA e nos Seminários empresariais do Lubango e de Benguela.

 
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2010 Presidência da República Portuguesa