Presidente da República visitou a Força Aérea

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas efetuou, na Base Aérea N.º 1 em Sintra, uma visita à Força Aérea.

O Comandante Supremo das Forças Armadas foi recebido com Honras Militares que incluiu a execução do Hino Nacional, a revista e o desfile das Forças em Parada, tendo depois, no Centro de Estudos Avançados, recebido cumprimentos da Estrutura Superior da Força Aérea, e no auditório, assistido a um brífingue sobre a Força Aérea apresentado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo.

Seguiu-se uma visita à Esquadra 101 “Roncos”, responsável pela Instrução Básica e Elementar da Força Aérea, onde o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade conversar com os jovens alunos pilotos e de conhecer as diferentes áreas da Esquadra, nomeadamente a área de instrução e avaliação e a área de planeamento de missão onde todos os dados necessários para as missões diárias são reunidos e integrados permitindo a concretização sequencial das missões e respetivo curso de pilotagem de todos os alunos pilotos. Assistiu ainda a uma demonstração do simulador de voo da aeronave Epsilon-TB 30 e passou no Hangar de manutenção. Depois, e já na placa da zona de aeródromo, foram apresentadas, pelas respetivas tripulações, as aeronaves atualmente operadas pela Força Aérea Portuguesa, nomeadamente o Chipmunk, o Epsilon-TB 30, o Alpha-Jet, o C-295M, o Falcon 50, o F-16, o EH-101 Merlin, o P-3C CUP+, o C-130H e o ALIII, tendo depois visitado o Museu do Ar (MUSAR).

A visita à Força Aérea culminou com um voo na aeronave P-3C onde foi possível observar as relevantes capacidades deste robusto sistema de armas no âmbito das missões de Vigilância, Patrulhamento e de Busca e Salvamento. Durante o voo o Comandante Supremo percorreu a aeronave para conhecer e visualizar as potencialidades dos diversos sensores que a equipam. Foi também possível observar, visualmente e através dos sensores, as capacidades da Defesa Aérea, através da interceção do P3-C por duas aeronaves de caça F-16.

Durante a visita à Base Aérea N.º 1 o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Azeredo Lopes, pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello e pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro.

01.06.2016

http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=305&idi=108292