Visita à exposição “A Cartografia nos 700 Anos da Marinha” no Instituto Hidrográfico em Lisboa

Visita à exposição “A Cartografia nos 700 Anos da Marinha” no Instituto Hidrográfico em Lisboa

Presidente da República visitou exposição no Instituto Hidrográfico

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas visitou, no Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha em Lisboa, a exposição “A Cartografia nos 700 Anos da Marinha”.

Recebido pelo Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se ao Auditório Duarte Pacheco, onde, após as palavras de boas-vindas pelo Diretor-geral do IH, Contra-almirante António Coelho Cândido, e a exibição de um filme institucional sobre Instituto Hidrográfico, foram efetuadas apresentações sobre a Cartografia nos primeiros tempos da Marinha, pelo comandante Alves Gaspar, e sobre a cartografia desenvolvida atualmente no Instituto Hidrográfico, pelo Diretor Técnico do IH, Capitão-de-fragata José Mesquita Onofre.

Seguiu-se a visita à Exposição “A Cartografia nos 700 Anos da Marinha” passando pelos mapas históricos do século XVI a XVIII, pelas cartas náuticas do espólio da Cartoteca do IH e pelas Cartas Náuticas da atualidade. No Centro Meteorológico e Oceanográfico Naval foram apresentadas as capacidades de desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão.

O Comandante Supremo das Forças Armadas dirigiu-se depois ao Salão Nobre Pedro Nunes onde assinou o Livro de Honra do IH e recebeu uma oferta institucional, antes de usar da palavra.

http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=305&idi=139810&idl=2