Bem-vindo à página do Encontro com as Comunidades Portuguesas

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

 

 

COMUNIDADES

EXPOSIÇÃO

NA IMPRENSA

mais notícias

A Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos da América Clique aqui para ouvir

 

A presença portuguesa nos Estados Unidos da América remonta a 1850, quando muitos portugueses participaram na corrida ao ouro e na fundação de colónias agrícolas na Califórnia. Os negócios ligados à pesca da baleia contribuíram igualmente para uma grande vaga de emigração.

Nas duas primeiras décadas do século XX emigraram para os EUA cerca de 130.000 portugueses. De 1900 a 1914, esse número representou 16,7% da nossa emigração. Em 1916 e 1920 a percentagem aumentou para 46,3% e 37,3%, respectivamente. Os anos 30 e 40 registam um acentuado decréscimo (11.372), motivado pela criação de quotas de emigração, pela grande recessão e pela instabilidade mundial. A partir de meados dos anos 50 (Vulcão dos Capelinhos) e nos anos 60, a emigração para a América torna a aumentar, sendo que, de 1960 a 1990, os EUA receberam, segundo números oficiais, 218.541 portugueses. O último censo americano, datado de 2000, indica um total de 1.173.691 portugueses e luso-americanos a residir nos EUA.

A grande maioria dos membros da comunidade portuguesa trabalha por conta de outrem, na indústria, sendo já considerável o número daqueles que trabalham nos serviços e se destacam na área científica, no ensino e nas artes. Existe um número significativo de profissionais liberais.

Há, neste momento, cerca de 95 cidadãos portugueses ou lusodescendentes eleitos a exercerem actividade política.

Existem nos Estados Unidos da América 385 colectividades portuguesas e luso-americanas, compreendendo associações recreativas e culturais, clubes desportivos e sociais, fundações para a educação, bibliotecas, grupos de teatro, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, sociedades de beneficência e religiosas e casas regionais.

Portugal tem, actualmente, Consulados Gerais em Boston, Nova Iorque, Newark e S. Francisco, Consulados em New Bedford e Providence e uma Secção Consular na Embaixada de Portugal em Washington.

 

Imprimir

© 2007 Presidência da República Portuguesa