Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

DIRECT PRESIDENCY

MESSAGES

Presidente da República felicita Presidente da Comissão Europeia

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda e felicita o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pelo discurso sobre o Estado da União, feito hoje em Estrasburgo.

Neste seu último discurso deste tipo do atual mandato, Jean-Claude Juncker foi inspirador, recordou aos deputados europeus a importância da Europa e dos valores que a fundam, numa União Europeia que há mais de 60 anos protege os cidadãos europeus, tendo-lhes proporcionado não só a Paz, como também os mais elevados padrões de qualidade de vida e de proteção social. Mas hoje com inúmeros novos desafios e ameaças, como as ameaças nacionalistas, os exageros da globalização, a imigração ilegal e os ataques ao multilateralismo.

Destacou-se nas suas palavras a importância da Democracia, do Estado de Direito, do primado da Lei e a importância fundamental da liberdade de imprensa. De assinalar o reforço da parceria com África, para a criação de empregos e de bem-estar, que permita ajudar os nossos irmãos africanos a terem nos seus países dignas condições de vida.

Especial destaque também teve no discurso a necessidade de tomar com celeridade certas decisões, como é o caso das perspetivas financeiras para os próximos sete anos e o reforço da FRONTEX.

O Presidente da República felicita por isso o Presidente da Comissão Europeia pelo seu discurso, desejando que ele possa ser uma base relevante para os compromissos de que a Europa cada vez mais precisa.

12.09.2018
share | print | send | back

© 2016-2018 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]