Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
10º aniversário da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras – Raríssimas
10º aniversário da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras – Raríssimas
Lisboa, 28 de Setembro de 2012 ler mais: 10º aniversário da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras – Raríssimas

MARIA CAVACO SILVA

Veja as Imagens | BIOGRAFIA

Biografia Maria Cavaco Silva (12)
Biografia Maria Cavaco Silva (1)
Biografia Maria Cavaco Silva (2)
Biografia Maria Cavaco Silva (3)
Biografia Maria Cavaco Silva (4)
Biografia Maria Cavaco Silva (5)
Biografia Maria Cavaco Silva (6)
Biografia Maria Cavaco Silva (7)
Biografia Maria Cavaco Silva (8)
Biografia Maria Cavaco Silva (9)
Biografia Maria Cavaco Silva (10)
Biografia Maria Cavaco Silva (11)

Clique na imagem para ampliar.

Biografia Dr.ª Maria Cavaco Silva

Dra Maria Cavaco SilvaProfessora de Língua e Cultura Portuguesa, a Dr.ª Maria Cavaco Silva tem ao longo das últimas décadas dedicado particular atenção a questões em torno do ensino e da cultura, mas também a temas como a infância ou a solidariedade social.

Os desafios que as famílias e os jovens enfrentam no mundo atual, ou as novas exigências em matéria de assistência social, sempre fizeram parte da sua agenda de atividades, que passou a estar mais preenchida desde que o Presidente Aníbal Cavaco Silva assumiu as suas atuais funções, em março de 2006.

A participação em atos oficiais e eventos institucionais, bem como o contacto com organizações, associações e diversas entidades da sociedade civil, ocupam parte substancial da sua rotina, como acontecera já nos anos 80 e 90, quando o marido foi Primeiro-Ministro de Portugal.

Maria Cavaco Silva é licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua tese de licenciatura versou “A Saudade na Poesia de Hölderlin”, tema analisado em relação com o Saudosismo Português, principalmente com Teixeira de Pascoaes.

Possui, também, o Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras de Lisboa.

Maria Cavaco Silva iniciou a sua atividade docente em 1960, no Colégio das Doroteias. Lecionou também nos Liceus de Passos Manuel, Rainha D. Leonor e D. João de Castro, todos em Lisboa.

Em 1963, acompanhou o marido em Moçambique, vivendo dois anos em Lourenço Marques (atual Maputo), onde lecionou Português e línguas estrangeiras nos liceus Salazar e D. Ana da Costa Portugal.

Entre 1971 e 1974, esteve em York, Inglaterra, mantendo uma ligação de trabalho com o Language Teaching Centre, onde frequentou cursos de alemão e italiano. Como não havia, localmente, leitorado oficial de Língua Portuguesa, ensinou-a a título privado a estrangeiros de várias nacionalidades. Simultaneamente, aproveitou para aprofundar os conhecimentos da língua e cultura inglesas.

Em 1977 iniciou funções como regente da disciplina de Língua Portuguesa do curso de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A partir de 1981, regeu a mesma cadeira no curso de Teologia e a disciplina de Língua e Cultura Portuguesa do curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas naquela Universidade.

Ainda na mesma Faculdade, ministrou em julho/agosto de 1985 o curso de verão para Luso-Americanos, com o tema “A Língua Portuguesa na Novelística Portuguesa Contemporânea”.

Iniciou depois a lecionação do Curso Anual de Português para Estrangeiros no programa Sócrates/Erasmus, atividade que manteve até 2006.

Atualmente, mantém a sua ligação à Universidade Católica dando aulas extraordinárias de Literatura e Cultura Portuguesa, integradas em cadeiras de diferentes cursos.

No ano letivo de 1999/2000, lecionou uma turma de Língua Portuguesa nos cursos de Comunicação Social e Cultural e de Filosofia, na mesma Universidade.

Tem artigos publicados sobre autores como Luis de Camões, Gil Vicente, Bocage, Camilo Pessanha, Cesário Verde, José Régio, Natércia Freire, Ruy Belo, Vergílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Publicou um estudo e proferiu uma conferência sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, tendo também apresentado uma conferência sobre a mulher na poesia de Cesário Verde.

Durante as viagens que realizou, manteve contactos com leitorados de Português em vários países e proferiu algumas palestras, a título privado, principalmente no Brasil, sobre autores portugueses contemporâneos.

Maria Alves da Silva Cavaco Silva nasceu em 19 de março de 1938, em S. Bartolomeu de Messines, Silves (Algarve). Casou com Aníbal Cavaco Silva em 20 de outubro de 1963.

O casal Cavaco Silva tem dois filhos e cinco netos.

partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2006-2013 Presidência da República Portuguesa