Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República lamenta a morte de Joel Pina

O último século português foi também o século do fado. E há pouco mais de um século, em 1920, nasceram Amália Rodrigues e Joel Pina, que, numa longa e distinta carreira, seria seu viola baixo durante três décadas, afirmando o lugar desse instrumento no fado moderno.

Joel Pina começou a tocar nos anos 1930, integrou o Quarteto Típico de Guitarras de Martinho de Assunção e o Conjunto de Guitarras Raul Nery, actuou na Adega Machado e nas digressões ao estrangeiro de Maria Teresa de Noronha.

Em 1966, tornou-se membro do grupo de músicos que acompanhava Amália. Foram, disse, os melhores anos da sua vida. E alguns dos melhores anos da música portuguesa.

Ao talento e ao instinto juntava Joel Pina a produtividade e o ecumenismo (gravou três centenas de discos), bem como a disponibilidade e a afabilidade. De modo que o seu centenário, no ano passado, foi celebrado por diferentes gerações de músicos e intérpretes, os que com ele trabalharam e os que lhe estavam gratos.

A mesma gratidão manifesta, nesta despedida, e em nome de todos os portugueses, o Presidente da República.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.