Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos, reconhecido desde 1992 pelas Nações Unidas, tem este ano como mote “Os oceanos: vida e subsistência”, sendo hoje celebrado pelo Presidente da República na Região Autónoma da Madeira, através do conhecimento de diversas iniciativas e projetos ligados à economia do mar, da arte, da pesca à aquacultura, à tecnologia digital, ao turismo, à biotecnologia.

Esta comemoração reveste-se de particular significado num momento em que a aposta na economia azul, e o aproveitamento sustentável dos recursos marítimos, abre diversas perspetivas de desenvolvimento para Portugal, numa indissociável ligação às áreas da defesa, da ciência, da inovação e produção de conhecimento e à promoção de uma economia circular e de baixo carbono.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos, no qual os projetos deverão ser pensados de forma integrada com os ecossistemas e na justa e equilibrada ponderação dos valores em apreço, tendo presente a vital importância que os oceanos representam na fixação de carbono e no combate ao aquecimento global, mas também no potencial que encerram para o desenvolvimento económico e social sustentável de Portugal.