Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala assinatura do Tratado de Paris

Foi já há 71 anos, a 18 de abril de 1951, que foi assinado em Paris o Tratado criando a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Foi a primeira comunidade europeia, destinada a evitar uma nova guerra na Europa, pois os estados-membros passavam a ter informação e controlo mútuos sobre a produção de carvão e de aço, elementos essenciais para qualquer esforço de militarização e de guerra. E, de facto, nunca mais houve guerra entre os Estados fundadores, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda, nem entre os que se foram juntando ao que é hoje a União Europeia. Foi o maior período de Paz de toda a história da Europa.

Infelizmente, temos hoje de novo uma terrível guerra na Europa, mas entre um Estado que quer aderir à UE e outro que o quer impedir. Porventura porque este sabe que a União Europeia é a principal razão de ser da manutenção da Paz e da Democracia, bem como do progresso dos seus Membros e dos seus Povos, contra as ditaduras e os imperialismos.

Este é um dia para lembrarmos o que as comunidades europeias e a União Europeia nos trouxeram de positivo para o nosso presente e o nosso futuro, o que o trabalho em conjunto e partilhado entre países, que tanto se combateram no passado, nos têm trazido de progresso, bem-estar e, sobretudo, Paz. E de exprimir o voto que os restantes Estados possam recuperar a serenidade e Paz que tanto lhes desejamos.