Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lembra Lygia Fagundes Telles

Romancista, contista, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa, vencedora dos prémios Camões e Jabuti, entre dezenas de outros galardões, e distinguida também com a Ordem do Infante D. Henrique, Lygia Fagundes Telles era uma das autoras brasileiras mais admiradas no Brasil e em Portugal.

Escreveu sobre as relações humanas, sobre pais e filhos, a condição das mulheres, a ditadura brasileira, em livros como «As Meninas» (1973), por vezes num registo fantástico ou veemente, outras vezes com um realismo discreto e subtil.

Conviveu com várias gerações da intelectualidade brasileira, desde a geração dos modernistas de 22, e interessou-se em especial pelo cinema, tendo sido Presidente da Cinemateca Brasileira, instituição fundada pelo seu marido Paulo Emílio Salles Gomes.

Agora que nos deixou, à beira de completar 99 anos, presto homenagem à grande escritora, à personalidade cativante e à amiga de sempre de Portugal e dos portugueses.