Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Dia Internacional das Migrações

Uma em cada 30 pessoas no mundo é migrante. Aquela ou aquele que se distanciou do seu local de residência, dentro do seu próprio país ou atravessando fronteiras. Aquela ou aquele que está longe temporária ou permanentemente. Aquela ou aquele que migrou pelas mais variadas razões.

Neste ano de 2022, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) enfatiza o aumento significativo do número de deslocados internos, consequência de desastres naturais, conflitos e violência, sublinhando que esta realidade surge em paralelo com a redução geral na mobilidade global, decorrente das restrições associadas à pandemia Covid-19.

As migrações e a realidade dos migrantes acentuam-se no tempo presente. Tempo de conflitos, de alterações climáticas e de insegurança alimentar, a que acresce uma complexa recuperação económica global. É uma realidade que não podemos, nem queremos esquecer. Portugal é um país de emigração e de imigração. As migrações fazem parte do nosso passado, vivemo-las no momento presente e irão continuar a marcar o nosso futuro.

A Organização Internacional das Migrações está em Portugal desde 1976. Portugal apoia a recandidatura de António Vitorino ao cargo de Diretor-geral da OIM, uma missão que traduz a prioridade a uma abordagem humanista à realidade de milhões de pessoas em todo o mundo.