Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos marca, este ano, o início da celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se prolongará até ao próximo dia de aniversário, em 2023. Foi a 10 de dezembro de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou esta Declaração, que se tornou assim uma referência de todos os seus Estados Membros. As Nações Unidas desafiam-nos a celebrar este dia sob o lema “Dignidade, Liberdade e Justiça para todos”.

Uma oportunidade para recordar e sublinhar que assegurar esse desígnio compete a todos nós, começando pelo cuidado urgente e premente das democracias a uma escala nacional e global, nas suas formas e conteúdos, de preservar os seus valores inegociáveis, de reformar os seus elementos mais cristalizados e de rejuvenescer os seus protagonistas. Esse é o esforço que nos é exigido para, responsavelmente, enfrentarmos as grandes transições que o mundo atravessa, mantendo a capacidade de resposta a problemas concretos de pessoas de carne e osso, que formam as comunidades, e que são tantas vezes diferentes das visões dos ciclos políticos e mediáticos.

Os Direitos Humanos constituem uma conquista fundamental da Humanidade, devem ser respeitados e promovidos, independentemente e para além das conveniências do momento.

Neste ano que se avizinha, celebremos os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com essa consciência, cultivando e cumprindo a Carta no dia-a-dia de cada uma e de cada um de nós.