Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República homenageia Alfredo Campos Matos

Alfredo Campos Matos foi um dos nossos maiores queirosianos, e certamente aquele que dedicou mais anos e mais livros a Eça de Queiroz: ensaios, dicionários, epistolários, biografias, fotobiografias.

Tal como Jorge de Sena, um engenheiro que se tornou figura marcante dos estudos literários, Campos Matos, arquiteto, afirmou-se num campo que contava já com reconhecidos especialistas portugueses e estrangeiros.

À vida e obra de Eça dedicaria boa parte do seu labor e da sua invejável vitalidade, num percurso que começou com «Imagens do Portugal Queirosiano» (1976), e que inclui um título de referência como o «Dicionário de Eça de Queiroz» (1988), que coordenou, ou «Eça de Queiroz - Uma Biografia» (2010), que venceu o Prémio Jacinto Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos Literários, e o Grande Prémio da Biografia Literária, da Associação Portuguesa de Escritores.

Colaborador da imprensa, nomeadamente do «Jornal de Letras», Campos Matos escreveu também sobre António Sérgio, mestre da sua geração, além de monografias na área da arquitetura e do património, deixando-nos igualmente as suas «Reminiscências (1932-2020)», publicadas em 2022. Presto-lhe homenagem, e apresento à sua família as minhas sentidas condolências.