Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala o Dia Internacional da Floresta

Neste Dia Internacional da Floresta, o Presidente da República, gostaria de reforçar que o valor holístico da floresta pode e deve ser potenciado com o envolvimento de todos, desenvolvendo soluções inovadoras, nomeadamente no âmbito dos incentivos, que conciliem o potencial de investimento com o de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a dinamização e recuperação económica e social do nosso País.

Nos últimos anos, fruto dos ensinamentos obtidos dos incêndios de 2017, Portugal reforçou significativamente o combate e a prevenção do risco de incêndios rurais, e é notória a maior sensibilidade de toda a sociedade para a necessidade de cuidar dos espaços rurais e visível uma mudança gradual de comportamentos. No entanto, as florestas portuguesas enfrentam ainda desafios enormes, como melhorarem as práticas de gestão, serem mais biodiversas, mais sustentáveis e mais resilientes. Ocupando um terço do nosso território e sendo um dos nossos maiores absorventes de carbono, elas contribuem para mitigar os efeitos das alterações climáticas e este efeito pode e deve ser potenciado