Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República celebra Dia Internacional da Proteção Civil

Celebra-se, hoje, o Dia Internacional da Proteção Civil, efeméride que o Presidente da República pretende assinalar, pela sua importância para a preservação e salvaguarda da Vida e do Património.

Importa, mais do que nunca, aprender com a lições do passado, para iniciar a construção de um novo futuro: voltar a identificar, analisar e mitigar riscos coletivos, num esforço colaborativo, de cariz multidisciplinar e multinível.

Importa, mais do que nunca, ter a compreensão do potencial da adversidade (catástrofe ou acidente grave), face à finitude dos recursos – humanos, materiais e outros – e assim impulsionar o desenvolvimento de soluções que aumentem a preparação e o grau de resiliência da resposta dada por todos os agentes de Proteção Civil.

Importa, mais do que nunca, contar com o envolvimento de toda Comunidade - cidadãos e organizações - numa lógica de responsabilidade partilhada, na qual o Estado assume o principal papel, e que nos motive, como Comunidade, a adotar comportamentos que possam convergir para a promoção de cultura de prevenção e de segurança.

Nesta ocasião, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa reafirma a sua confiança nas mulheres, homens e instituições que diariamente, em território nacional ou além-fronteiras, se dedicam, de forma solidária, à atividade de Proteção Civil. O Chefe de Estado saúda, particularmente, os operacionais da Força Operacional Conjunta que recentemente atuou na Turquia, bem como a recém-chegada do Chile, projetados ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, para apoiar o combate aos efeitos do terramoto na Turquia e aos incêndios rurais que assolam o Chile.