Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Visita de Estado do Presidente da República à África do Sul e Comemorações do Dia de Portugal com a Comunidade Portuguesa

O Presidente da República efetuará uma Visita de Estado à África do Sul, entre os dias 5 e 8 de junho, a convite do seu homólogo sul-africano, Presidente Matamela Cyril Ramaphosa.

No âmbito desta visita, o Chefe de Estado irá celebrar com os compatriotas da África do Sul o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, cumprindo assim a promessa adiada em 2020, em virtude da pandemia COVID-19. Os encontros com a Comunidade terão lugar na Cidade do Cabo, no dia 5 de junho, e em Joanesburgo e em Pretória no dia 7 de junho.

Nesta deslocação à República da África do Sul, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa far-se-á acompanhar pelo Primeiro-Ministro António Costa, em Joanesburgo e em Pretória, por membros do Governo e por um grupo de deputados à Assembleia da República, além do Presidente do Governo Regional da Madeira, do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, e da Comissão Organizadora do Dia de Portugal 2023.

O programa da visita inclui uma visita às Forças Nacionais Destacadas que se encontram em missão “Mar Aberto”, na Cidade do Cabo, constituídas pelo navio de patrulha oceânico NRP Setúbal e do submarino NRP Arpão. Acompanharão esta componente do programa a Ministra da Defesa Nacional, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o Chefe do Estado-Maior da Armada.

Em Joanesburgo, o Chefe de Estado terá a ocasião de visitar a Universidade de Witwatersrand e de se encontrar com os estudantes de Língua Portuguesa, no âmbito do Departamento de Português do Camões I.P., bem como de realizar uma visita simbólica ao Museu do Apartheid.

Em Pretória, no contexto da Visita de Estado, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa será recebido com honras militares no palácio presidencial “Union Buildings” e manterá um encontro com o Presidente da República sul-africano, a que se seguirá uma conferência de imprensa conjunta e um almoço em honra da delegação portuguesa. Ainda neste âmbito, prestará uma homenagem solene no santuário do Freedom Park.

O encontro entre Chefes de Estado pretende reforçar os laços bilaterais entre Portugal e a África do Sul, nas suas mais diversas dimensões, constituindo igualmente uma oportunidade para abordar temas relevantes no plano multilateral.