Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro no Memorial 9/11

O Presidente da República visitou o Memorial 9/11, em Nova Iorque, onde prestou homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro, em particular os portugueses e luso-descendentes que morreram nesses ataques terroristas, depositando uma coroa de flores junto à “Survivor Tree”.

Recebido pela Cônsul-Geral de Portugal em Nova Iorque, Maria de Fátima Mendes, pelo Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, e por portugueses e luso-americanos que estiveram envolvidos nas operações de salvamento e mais tarde na reconstrução, o Presidente da República percorreu o Memorial e prestou homenagem junto a cada um dos nomes dos compatriotas que morreram nesse dia, quatro na torre sul e cinco na torre norte.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa teve também oportunidade de ouvir o testemunho de Elisabete Alves, uma das sobreviventes que trabalhava no restaurante “Windows on the World”, e ainda do médico Jimmy Paulo, paramédico na altura dos ataques, Manuel “Manny” Oliveira, que comandou uma equipa de ambulâncias que ocorreu no dia e semanas seguintes ao local, e David Simões, um bombeiro que trabalhou intensamente nas operações de busca e salvamento.

Em seguida, acompanhado por Renato Baptista, Diretor de Operações e Manutenção no Memorial e Museu 9/11, e guiado pelo Arquiteto Luís Mendes, responsável pela operação de remoção de destroços e da equipa coordenadora da reconstrução, o Chefe de Estado visitou o Museu 9/11.

O Presidente da República encontra-se nos Estados Unidos da América para participar na 76.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.