Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente da República lamenta a morte de João Ferreira de Almeida

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte de João Ferreira de Almeida, evocando a antiga amizade, e envia as mais sentidas condolências à família e aos mais próximos.

Professor catedrático emérito do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, instituição à qual presidiu entre 1992 e 2005, João Ferreira de Almeida recebeu a medalha de mérito científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2018, que distingue individualidades nacionais ou estrangeiras pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência em Portugal.

Professor do ISCTE desde a sua fundação em 1972, foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, diretor da revista Portuguese Journal of Social Science, representante português na comissão permanente para as ciências sociais da European Science Foundation e membro do conselho consultivo do European Social Survey.

João Ferreira de Almeida deixa uma obra incontornável na investigação em sociologia, em domínios como: classes e estratificação social; exclusão social e desigualdades sociais; educação e juventude.