Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Reunião do Conselho de Estado com John Kerry

O Presidente da República presidiu, no Palácio da Cidadela em Cascais, à Reunião do Conselho de Estado, que abordou as perspetivas, os desafios e as oportunidades do combate às alterações climáticas e da transição energética, e na qual participou, como convidado, o Enviado Especial do Presidente dos Estados Unidos da América para o Clima, Senador John Kerry.

No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:

“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 28 de junho, de 2022, no Palácio da Cidadela de Cascais, analisou as perspetivas, os desafios e as oportunidades do combate às alterações climáticas e da transição energética.

O Presidente da República convidou o Enviado Especial do Presidente dos Estados Unidos da América para o Clima, John Kerry para apresentar ao Conselho de Estado uma exposição introdutória, à qual se seguiram as intervenções dos Senhores Conselheiros de Estado.

No contexto das intervenções foi reconhecida a urgência da ação climática, do restauro da biodiversidade, da aposta na transição energética justa e na proteção dos oceanos. Estes desafios têm de ser enfrentados através de um compromisso concertado e ambicioso, do reforço da cooperação multilateral e, sobretudo, agindo com o envolvimento de todos, estados, instituições, sociedade civil, e de cada um de nós, em prol do equilíbrio do nosso planeta, tanto mais que a transição verde é a grande geradora de empregos no futuro. Nem a guerra, nem a atual pressão inflacionista não podem, nem devem, justificar recuos nesta matéria.

Neste enquadramento foi, ainda, assinalado que Portugal já aprovou, em 2021, a Lei de Bases do Clima, em linha com a Lei Europeia do Clima, que constitui um instrumento fundamental para o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris e da Declaração multilateral assinada em Glasgow no âmbito da COP26, bem como assumiu o compromisso da neutralidade carbónica em 2050. Também foi sublinhado o papel liderante de Portugal na proteção dos ecossistemas marinhos e a defesa da biodiversidade, dispondo hoje da maior área de reserva protegida oceânica e a maior reserva integral, de proteção total, da Europa.

Palácio da Cidadela, 28 de junho, de 2022”