Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

17.º Encontro de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos

O Presidente da República participa no próximo dia 6 de outubro, em La Valletta, Malta, no 17.º Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos.

Trata-se de uma reunião com a participação de Presidentes da República de Estados Membros da União Europeia, sem funções executivas, particularmente importante no atual no contexto em que vivemos na Europa.

O encontro, que deverá permitir o diálogo sobre temáticas de matriz europeia de interesse comum aos países participantes, será antecedido por um jantar informal na noite de dia 5 com todos os Chefes de Estado presentes em Malta.

Estão previstos, à margem da reunião, encontros bilaterais entre o Presidente da República e os seus homólogos, designadamente, entre outros, da Itália, Alemanha e Polónia.

A designação de “Grupo de Arraiolos” deriva do facto de se ter reunido pela primeira vez nesse local, em 2003, por iniciativa do então Presidente Jorge Sampaio, tendo os Presidentes portugueses sempre participado desde essa altura. No ano que vem comemorar-se-ão, em Portugal, os 20 anos da primeira reunião do grupo.