Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

DIRECT PRESIDENCY

Presidente da Ucrânia conversou por telefone com o Presidente da República

A Presidência da Ucrânia divulgou esta tarde em Kiev o seguinte comunicado, que corresponde, na essência, à conversa de uma hora havida entre o Presidente da República e o Presidente da Ucrânia:

“O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, teve uma conversa pelo telefone com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

No início da conversa, os Chefes de Estado apresentaram as suas felicitações por ocasião do Natal e do Ano Novo.

Volodymyr Zelenskyy agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa pelo caloroso vídeo com a mensagem de Ano Novo à Ucrânia.

Os líderes discutiram questões importantes da agenda bilateral, em primeiro lugar, a intensificação da cooperação comercial e económica, assim como a continuação do diálogo no mais alto nível.

“Estou otimista com o aumento do volume de negócios comerciais dos nossos países”, disse Volodymyr Zelenskyy.

Os interlocutores concordaram em realizar uma Terceira reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica o mais rápido possível.

Os Presidentes também concordaram que as áreas importantes para a cooperação entre a Ucrânia e Portugal são o comércio, a energia, as infraestruturas espaciais, a digitalização, a cooperação científica e técnica, etc.

Volodymyr Zelenskyy levantou a questão da distribuição solidária da vacina certificada e a possibilidade de obtê-la na Ucrânia num futuro próximo. “Ficarei grato pela ajuda no fornecimento das primeiras vacinas COVAX em janeiro-fevereiro”, disse o Presidente da Ucrânia.

Separadamente, os Presidentes debruçaram-se sobre o caso de Igor Homeniuk. Volodymyr Zelenskyy agradeceu à Parte Portuguesa pela justa compensação e preocupação perante os parentes do falecido.

“Estamos confiantes de que a Parte Portuguesa irá garantir uma investigação completa e imparcial sobre as circunstâncias da morte do cidadão ucraniano Igor Homenyuk em março de 2020”, disse Volodymyr Zelenskyy.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a contribuição da comunidade ucraniana para o desenvolvimento social e económico de Portugal.

Volodymyr Zelenskyy felicitou o seu colega pelo início da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e sublinhou que a Ucrânia conta com a colaboração e apoio da Presidência portuguesa na implementação dos acordos da 22.ª Cimeira Ucrânia-UE.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que Ucrânia e Portugal fazem parte da Europa e apoia as aspirações de integração europeia do nosso Estado. Volodymyr Zelenskyy agradeceu a Portugal pelo seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia. Os interlocutores também discutiram uma ulterior colaboração na integração da Ucrânia na Aliança do Atlântico Norte.

“A aproximação, passo a passo, da Ucrânia à OTAN no caminho até à adesão plena à Aliança é uma garantia da segurança da Ucrânia. Estamos gratos por apoiar a decisão de reconhecer a Ucrânia como um parceiro com capacidades reforçadas. Com este novo estatuto, a Ucrânia espera expandir a cooperação prática com a OTAN. Queremos estar mais ativamente envolvidos no fortalecimento prático da segurança euro-atlântica. A obtenção de um plano de ação para a adesão da Ucrânia à OTAN é o nosso objetivo estratégico”, sublinhou o Presidente da Ucrânia.

Volodymyr Zelenskyy renovou o convite ao seu homólogo português para uma visita oficial à Ucrânia. Em resposta, Marcelo Rebelo de Sousa convidou Volodymyr Zelenskyy para visitar Portugal durante a Presidência portuguesa da UE no primeiro semestre de 2021.

13.01.2021
share | print | send | back

© 2016-2021 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]