Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Homenagem ao General Ramalho Eanes - 40 anos das primeiras eleições Presidenciais em Democracia

Na passagem deste aniversário, o Presidente da Republica vai condecorar o General António Ramalho Eanes, primeiro chefe de Estado democraticamente eleito, por sufrágio direto e universal.

A cerimónia pública decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, às 10 horas de segunda-feira, dia 27 de junho.

Esta cerimónia encerra o conjunto das iniciativas promovidas pela Presidência da República para assinalar a efeméride e que levaram o antigo e o atual Presidente da República a Évora e Castelo Branco, para encontros com jovens, onde se debateram a Liberdade e a Democracia, numa perspetiva de futuro.

O Museu da Presidência da República vai ainda inaugurar, na sala de exposições temporárias do piso 0 daquela Fundação, a exposição “40 Anos Eleições Presidenciais – Um Presidente para todos os Portugueses”, em que foram candidatos Ramalho Eanes, José Pinheiro de Azevedo, Octávio Pato e Otelo Saraiva de Carvalho.

Recorrendo a equipamentos multimédia e audiovisuais e a uma forte componente gráfica, a exposição percorre os principais momentos políticos que antecederam o ato eleitoral, a intensa, mas conturbada campanha e o dia das eleições, com especial enfoque na noite eleitoral.

Centenas de fotografias e muitas horas de registos fílmicos dos arquivos da RTP complementam as muitas páginas da imprensa escrita que, durante aqueles dias, registaram um dos mais intensos e decisivos momentos da História recente de Portugal. Cartazes, autocolantes, discos, murais e diferentes objetos remetem-nos para uma das mais participadas campanhas eleitorais da nossa democracia.

A Fundação Calouste Gulbenkian, que, simbolicamente, acolhe a exposição “40 Anos Eleições Presidenciais – Um Presidente para todos os Portugueses”, foi, então, o palco para onde acorreram os protagonistas desse momento político, que ali proferiram as suas declarações.

António Ramalho Eanes foi eleito, à primeira volta, com 61,59% dos votos e tomou posse, na Assembleia da República, a 14 de julho de 1976. Foi o 14.º Presidente da República portuguesa.

A exposição ficará patente ao público até dia 27 de julho próximo, com entrada gratuita.