Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Feira do Livro

NOTÍCIAS

Visita de Estado do Presidente da República ao Reino de Espanha

A convite de Sua Majestade o Rei Felipe VI, o Presidente da República efetuará uma Visita de Estado ao Reino de Espanha de 16 a 18 de abril. Será acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e por Deputados à Assembleia da República.

A deslocação surge na sequência da Visita de Estado efetuada pelos Reis de Espanha a Portugal em novembro de 2016, e pretende reforçar o nível de excelência que caracteriza as relações bilaterais entre os dois Países, em todas as suas dimensões. Assim, e além de uma forte componente institucional, o programa da Visita permitirá ilustrar a vitalidade do relacionamento cultural, académico e económico entre ambos os Países, bem como manter contacto com a comunidade portuguesa em Espanha.

A visita permitirá, por outro lado, reafirmar os laços de profunda amizade e fraternidade que unem os dois Países e Povos, bem como analisar um conjunto de temas relevantes para Portugal e Espanha nos planos bilateral, europeu e multilateral.

No dia 16 abril, o Presidente da República será recebido pelos Reis de Espanha, numa cerimónia que terá lugar no Palácio Real. Posteriormente, receberá a Chave da Cidade de Madrid e participará numa cerimónia de homenagem aos Caídos por Espanha.

O Presidente da República reunir-se-á depois com Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, e terá um almoço privado com o Rei e a Rainha Letizia.

Da parte da tarde, o Presidente da República participará num debate com estudantes, na Universidade Carlos III, sobre as relações de Portugal, Espanha e União Europeia com a América Latina.

O dia concluirá com o jantar de gala oferecido em honra do Presidente da República pelos Reis de Espanha.

A 17 de abril, o Presidente da República inaugurará um fórum empresarial Espanha-Portugal e acolherá um encontro com jovens portugueses. Em seguida, avistar-se-á com o Presidente do Governo de Espanha, que lhe oferece um almoço no Palácio da Moncloa.

À tarde, o Presidente da República proferirá um discurso perante as Cortes Gerais de Espanha, após o que visitará a exposição “Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura”, patente no Museu Reina Sofia.

Ao final do dia, o Presidente da República oferecerá, no Palácio do Pardo, uma receção de retribuição aos Reis de Espanha.

O dia 18 de abril será dedicado à cidade de Salamanca e a Castela e Leão. Acompanhado pelo Rei Felipe VI, o Presidente da República visitará uma feira de “startups”, que conta com a participação, entre outras, de empresas portuguesas, após o que participará num ato solene na Universidade de Salamanca, que inaugurará um “Vítor” comemorativo da Visita de Estado. Por fim, o Presidente da República estará presente num almoço oferecido em sua honra pelo Presidente da Comunidade Autónoma, Juan Vicente Herrera.

12.04.2018
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2018 Presidência da República Portuguesa