Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

NOTÍCIAS

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2018

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm lugar este ano em Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, e em Boston e Providence, nos Estados Unidos da América (EUA), país onde cerca de um milhão e meio de pessoas se identificam como tendo origem portuguesa, muitas das quais açoriana.

As Comemorações, cuja Comissão Organizadora é este ano presidida pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio Almeida, têm início no dia 9 de junho, nas Portas da Cidade de Ponta Delgada, com a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional. Segue-se uma visita às Atividades Militares Complementares, após a qual, nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, entrega a Chave de Honra do Município ao Chefe de Estado.

Ao final da tarde, no Palácio de Sant’Ana, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, a que se segue uma receção oferecida pelo Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. O primeiro dia das Comemorações termina com um concerto na Igreja de São José e um espetáculo de fogo de artifício na Av. Infante D. Henrique.

O programa de dia 10 começa no Campo de São Francisco, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de mil militares dos 3 ramos das Forças Armadas. Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-ministro, António Costa, parte para os EUA, onde ao fim da tarde decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional na Praça Municipal (“City Hall”) de Boston. Aqui terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da Comunidade Portuguesa e Luso-descendente do Estado de Massachusetts, designadamente o “Boston Portuguese Festival”. Ainda no mesmo dia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assistirá ao espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence, organizado pela Comunidade Portuguesa. Trata-se de um marco das celebrações de Portugal no Estado de Rhode Island.

Na manhã do dia seguinte terá lugar no Parlamento Estadual de Boston (“State House”) uma Sessão Solene dedicada a Portugal (“Heritage Day of Portugal”), a que se seguirá uma receção no NRP Sagres, atracado no porto de Boston. Posteriormente, antes do seu regresso a Lisboa, o Chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford.

Esta presença inédita do Presidente da República nas Comemorações do 10 de Junho nos Estados Unidos da América coincide com a primeira edição do “Mês de Portugal nos EUA”, que conjuga várias iniciativas em diferentes regiões norte-americanas, com o intuito de aprofundar as relações bilaterais e aumentar a visibilidade do nosso País.

01.06.2018
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2018 Presidência da República Portuguesa