Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República na Cerimónia de entrega de Prémios do CRIDEM 2018

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, na Fundação Manuel António da Mota no Porto, à Cerimónia de entrega de Prémios do 15.º CRIDEM - Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.

À chegada, o Presidente da República assistiu à atuação da orquestra da Associação AFID Diferença (Lisboa) e de seguida, na galeria da Fundação, visitou a exposição dos trabalhos a concurso, guiado pelo curador Rui Mateus, onde conheceu os autores presentes.

A cerimónia, onde estiveram presentes o Fundador do Concurso e membro da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Mário Dias, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota (FMAM), Maria Manuela Mota, o Presidente da Comissão Executiva da FMAM, Rui Pedroto, o Presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia e o Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Padre Lino Maia, teve início com a entrega dos Prémios e Menções Honrosas nas diversas categorias: Pintura, Desenho, Escultura, Têxteis e Tapeçaria, e Outras Expressões Plásticas.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se depois ao placo, onde entregou o Prémio Especial do Júri a Francisco José Gonçalves, José Manuel da Cruz Oliveira e Maria do Céu de Jesus Ferreira pelas pinturas “Autorretrato”; o 3.º Grande Prémio a Marta Adriana Varela Moreira pelo desenho “O meu medo escondido por detrás de uma porta”; o 2.º Grande Prémio a Hélder Gomes Rodrigues pela pintura “Sem título”; o Prémio Maria Lutegarda a Carla Castilho, monitora responsável do atelier de cerâmica que elaborou a peça vencedora desta edição do concurso, e o 1.º Grande Prémio a Carlos Alberto Morais de Sousa, Joaquim Manuel Cunha Teixeira e Márcio da Silva Torres, pela escultura “25 Limianos”.

A cerimónia terminou com a intervenção da Presidente da APPACDM Porto, Teresa Guimarães, a que se seguiram as palavras do Presidente da República.