Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

DIRECT PRESIDENCY

Visita de Estado do Presidente da República à República Italiana

A convite de Sua Excelência o Presidente Sergio Mattarella, o Presidente da República efetua uma Visita de Estado à República Italiana de 11 a 13 de novembro, acompanhado pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e por Deputados à Assembleia da República.

Tendo presente o nível de excelência que caracteriza as relações bilaterais entre os dois Países, e na sequência da Visita de Estado efetuada pelo Presidente da República Italiana a Portugal em dezembro de 2017, bem como dos vários outros encontros que têm permitido fomentar o diálogo bilateral ao mais alto nível, como os Encontros do “Grupo de Arraiolos” ou as reuniões da COTEC Europa, esta deslocação permitirá confirmar o dinamismo e vitalidade do relacionamento luso-italiano e abordar um conjunto de temas de interesse mútuo nos contextos europeu e internacional.

No dia 11 de novembro o Presidente da República oferece, em Roma, uma receção à Comunidade Portuguesa.

No dia 12 de novembro o Presidente da República é recebido oficialmente pelo Presidente Sergio Mattarella no Palácio do Quirinale, após o que reúne com a Presidente do Senado. Seguir-se-á um almoço oferecido em sua honra pelo Presidente do Conselho de Ministros. Da parte da tarde, o Chefe de Estado reúne com o Presidente da Câmara de Deputados, presta Homenagem ao Soldado Desconhecido no “Altar da Pátria” e visita os Museus Capitolinos. O dia termina com um jantar de Estado oferecido em honra do Presidente da República pelo Presidente da República Italiana.

O dia 13 de novembro é dedicado à cidade de Bolonha e à importância da educação e do ensino superior. Depois de uma audiência com o Presidente da Região Emilia Romagna, o Presidente da República será distinguido com o “Sigillum Magnum” da Universidade de Bolonha, numa cerimónia em que estará igualmente presente o Presidente Sergio Mattarella. Depois da cerimónia oficial de despedida, que simboliza o fim formal da Visita de Estado, o Presidente da República terá ainda a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Bolonha e de manter um diálogo com estudantes universitários.

08.11.2019
share | print | send | back

© 2016-2019 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]